domingo, 23 de agosto de 2020

Aula 21/08/2020: Currículo e Org.Pedagógica


O que a Escola deve aprender antes de ensinar?


As escolas após a Revolução Industrial tinham um modelo fabril, com sirenes, supervisores, salas cheias e o saber era fragmentado. 

A filosofa compara a escola com uma prisão, pois, se prestarmos bem atenção na sua estrutura e nas nomenclaturas utilizadas neste ramo, perceberemos detalhes que associam as duas coisas, por exemplo, as grades nas portas e janelas, a tentativa de manter a ordem, a grade curricular, as disciplinas, e isso nos remete às escolas militares, que era formada de passividade, ausência de questionamentos e críticas, a repetição e não construção das informações e nós ainda temos essa herança.

         Viviane, em seu vídeo sobre os Desafios da Educação promove uma reflexão crítica sobre como a escola está organizada nos dias atuais e como ensina. A escola está fragmentada, segmentada, passiva, isolada da sociedade, conteudista, constituída por relações hierárquicas, na qual somente os alunos precisam respeitar os professores e não ao contrário. Diante desta realidade, a escola tem o dever de formar pessoas para enfrentar problemas do qual ocorre no seu dia a dia, os professores não estão preparando o ser humano, pois nesse modelo atual, somos seres passivos, que só recebem a informação, mas que não tem atitude, por isso, é preciso reaprender a ver, a ouvir e a pensar.. 

       Por isso, para Viviane, a educação onde o aluno é um ser passivo, estes não se tornariam um ser pensante, diferente da educação onde o aluno vivencia na prática os problemas da vida real, onde professores e alunos trocam conhecimentos, este sim se tornaria um cidadão crítico e transformador de seu mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Legislação e Normas aula: 16/09/2020

  1- Como as DCNB definem escola de Educação Básica?  R:A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura ...