O que a Escola deve aprender antes de ensinar?
As escolas após a Revolução Industrial tinham um
modelo fabril, com sirenes, supervisores, salas cheias e o saber era
fragmentado.
A filosofa compara a escola com uma prisão, pois,
se prestarmos bem atenção na sua estrutura e nas nomenclaturas utilizadas neste
ramo, perceberemos detalhes que associam as duas coisas, por exemplo, as grades
nas portas e janelas, a tentativa de manter a ordem, a grade curricular, as
disciplinas, e isso nos remete às escolas militares, que era formada de
passividade, ausência de questionamentos e críticas, a repetição e não
construção das informações e nós ainda temos essa herança.
Viviane, em seu vídeo sobre os Desafios da Educação promove uma
reflexão crítica sobre como a escola está organizada nos dias atuais e como
ensina. A escola está fragmentada, segmentada, passiva, isolada da sociedade,
conteudista, constituída por relações hierárquicas, na qual somente os alunos
precisam respeitar os professores e não ao contrário. Diante desta realidade, a
escola tem o dever de formar pessoas para enfrentar problemas do qual ocorre no
seu dia a dia, os professores não estão preparando o ser humano, pois nesse
modelo atual, somos seres passivos, que só recebem a informação, mas que não
tem atitude, por isso, é preciso reaprender a ver, a ouvir e a pensar..
Por isso, para
Viviane, a educação onde o aluno é um ser passivo, estes não se tornariam um
ser pensante, diferente da educação onde o aluno vivencia na prática os
problemas da vida real, onde professores e alunos trocam conhecimentos, este
sim se tornaria um cidadão crítico e transformador de seu mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário