Questões:
1.Você sabe o que é Currículo escolar?
São aprendizagens que a criança deve ter no período escolar, o que ela deve realmente aprender.
2.Neste caso, temos três tipos de Currículo:
> Formal,
>Real,
>Oculto.
3.O desenvolvimento do currículo corresponde ao processo de transformar o currículo enunciado (formal) em um currículo de ação, para que isso aconteça ele passa por três etapas:
> Concepção do Currículo.
> Implementação e operacionalização do currículo.
> Avaliação
4. O que entende-se por adaptação curricular?
São estratégias e critérios usados pelo docente para atende a diversificação de necessidades dos alunos na escola.
5. Quais os tipos de adaptação do currículo
- Currículo de Pequeno Porte, quando são promovidas no currículo pelo professores, não exige autorização de outras instâncias.
- Currículo de Grande Porte; São de competência formal de órgãos superiores da Administração educacional Pública. Depende de decisões e de ações técnico-político- administrativa e são úteis para atender à necessidade do aluno, no avanço da escolarização.
6. Existe relação de aspecto político entre a escola e o currículo?
O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura. As teorias críticas nos informam que a escola tem sido um lugar de subordinação e reprodução da cultura da classe dominante, das elites, da burguesia. Porém, com a pluralidade cultural, aparece o movimento de exigência dos grupos culturais dominados que lutam para ter suas raízes culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional, pois por trás das nossas diferenças, há a mesma humanidade.
7.O que se entende por legitimação do currículo?
O pensarmos no homem como um ser histórico, também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico. Existe uma diferença conceitual entre currículo, que é o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular, que é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo.
O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário